Visitantes

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Aula Prática da Dissecação da Rã para analises de impulsos nervosos e batimentos cardíacos...

Introdução:-

Durante o experimento da aula prática, foram analisados os impulsos nervosos dos membros inferiores e superiores do coração e os impulsos cardíacos, tanto os átrios (cavidades superiores do coração) como os Ventrículos (cavidades inferiores do coração), além de observar a anatomia interna do animal.

Revisão de Literatura:

De acordo com o livro RANDAL, BURGGREN, FRENCH. Eckert-Fisiologia Animal ; Os neurônios são envolvidos por uma membrana celular que os protege. Os impulsos nervosos não se transmitem pelo interior das células nervosas, mas através desta membrana periférica. Junto da membrana celular, existe excesso de iões de sódio, Na+, no ambiente extracelular exterior ao neurônio e iões de potássio, K+, no interior do neurônio. Os iões de sódio são em maior quantidade que os iões de potássio. Como a membrana celular do neurônio em repouso é impermeável ao movimento de iões através de si, existe um potencial elétrico entre o interior e o exterior da célula, de –70 mV, chamado potencial de repouso da membrana.Quando o neurônio recebe um impulso nervoso, a sua membrana torna-se permeável aos iões, havendo movimento de iões de sódio, Na+, do exterior para o interior do neurônio e de iões de potássio, K+, do interior para o exterior da célula. Como consequência, o potencial elétrico entre a célula e o exterior torna-se mais positivo e essa alteração propaga-se aos iões vizinhos. Este movimento de iões atinge um valor máximo e depois inverte-se, deslocando-se os iões de potássio, K+, do exterior para o interior e os de sódio, Na+, em sentido oposto. O potencial elétrico que, no repouso, era – 70 mV, sobe até 30 mV, voltando depois aos –70 mV. Esta alteração do potencial chama-se potencial de ação e, após amplificação, pode ser observado num osciloscópio. Este movimento de iões através da membrana celular e o consequente potencial de ação, vão-se deslocando ao longo da membrana, o que corresponde à deslocação do impulso nervoso ao longo da célula, sendo depois comunicado a outra células, através das sinapses. Analizou portanto esses impulsos de ions em alguns tecidos da rã na aula prática.

Procedimento:

Depois de Anestesiar o animal com éter foi introduziu-se um embolo de metal no cerebro para que o animal tenha uma morte cerebral, evitando que ele acorde durante o exeprimento, com menor sofrimento do animal e melhor praticidade na dissecação. Após a Rã sofrer a morte cerebral o coração continuou batendo, foi então que abrindo a caixa torax do animal e analizando os orgãos internos identificou-se o coração. Sendo assim deu para ver os batimentos dos atrios e dos ventriculos, amarrando um linha entre os atrios e o ventriculos notou-se parada no batimentos dos atrios mas nos ventriculos continuou, mantendo mesmo assim a pulsação sanguínea. É importante notar que mesmo a retirar completamente o coração do animal o coração continuou pulsando, isso é porque mesmo sem a circulação sanguínea das veias que irrigam o coração, ainda fica energia armazenada (ATP) que mantem o coração pulsando.Depois de dissecar todos os orgãos internos da rã, aplicou-se uns estímulos elétricos em seus membros que se moveram, isso porque as células nervosas estavam vivas e mesmo se o coração e o cerebro estiver morto é possivel estimular os impulso elétricos dos neuronios.

Conclusão:

Foi possível compreender que um dos fatores essenciais para manter a vida é a energia elétrica gerada através dos íons que ao estimulados se propagam pelos axônios dos neurônios transmitindo informações, e a energia química (ATP) também é um tipo de energia que é armazenada no organismo. Os músculos se relaxam ou se contrai por influência de vários estímulos inclusive o elétrico usado, devido os nervos que os impulsiona. Também foi possível entender as divisões das cavidades do coração, Átrios e Ventrículos.

Um comentário:

  1. Obersvação nos anfíbios ha apenas 3 câmaras no coração, sendo dois átrios e 1 ventrículo apenas...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.